sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Biografia

Francisco Buarque de Hollanda, conhecido como Chico Buarque, nasceu no Rio de Janeiro, em 1944.Ele é um músico,dramaturgo e escritor brasileiro. Filho do historiador Sérgio Buarque de Hollanda, iniciou sua carreira na década de 1960, destacando-se em 1966, quando venceu, com a canção A Banda, o Festival de Música Popular Brasileira . Em 1969, com a crescente repressão da Ditadura Militar no Brasil, se auto-exilou na Itália, tornando-se, ao retornar, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização do Brasil. Na carreira literária, foi ganhador do Prêmio Jabuti, pelo livro Budapeste, lançado em 2004.
Casou-se com e separou-se da atriz Marieta Severa, com quem teve três filhas: Sílvio, que é atriz e casada com Chico Diaz, Helena, casada com o percussionista Carlinhos Brown e Luísa. É irmão das cantoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina. Ao contrário do que tem sido propagado na internet, Áurélio Buarque era apenas um primo distante do pai de Chico. Ele faz parte da literatura e do teatro brasileiro. Ele deixou de participar de programas de televisão porque teve problemas com o apresentador Chacrinha por causa de uma piada sobre a letra da música Pedro Pedreiro, mas depois voltou a participar de um programa com Caetano Veloso. Muitas de suas músicas são referentes à ditadura no brasil em 1969. E ainda participou de alguns filmes. Chico Buarque de Hollanda, tem sua discografia completíssima desde que iniciou a sua carreira até hoje.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Buarque
Postado por Andreza Dantas.

2 comentários:

  1. As músicas do Chico Buarque são bem críticas... estão sempre relacionadas a algum assunto importante, como a ditadura.
    Aline Fonseca.

    ResponderExcluir
  2. pois é, tem realmente muitas músicas sobre a época da ditadura militar.
    andreza dantas

    ResponderExcluir